Quando o assunto é deixar o lar quentinho e elegante, há uma variedade enorme de modelos de lareiras para escolher. É claro, que você pode dizer que hoje em dia existem aquecedores, mas nada isso se equipara ao efeito que uma lareira dá ao ambiente. Se você acredita que o recurso pode ser trabalhoso, a boa notícia é que diante dos diferentes tipos, há modelos bem práticos.
 

A LENHA

A lareira a lenha é o modelo mais tradicional e conhecido. Apesar de sua tradição pode ser um modelo que agrada menos as pessoas, pois gera fuligem e pode dar um pouquinho de trabalho no momento de acender.

ELÉTRICA

Esse tipo é indicado para quem não quer construir chaminé e dispensa a fumaça e cheirinho da madeira queimando.

ECOLÓGICA (ALCOOL/ETANOL)

A lareira ecológica recebe esse nome porque usa de um álcool a base de etanol, substância renovável e menos poluente. Esse tipo de aquecimento dispensa o uso de lenha, limpeza posterior e energia elétrica.

A GÁS

A lareira a gás é mais uma opção de aquecimento que dispensa o uso de lenha, e por isso não gera fuligem e não requer o uso de dutos para fumaça

VIRTUAL

Quando o assunto é tecnologia, dá para apostar na lareira virtual (também recebe o nome de lareira digital), que não possui chamas de verdade e simula o fogo através de tecnologia 3D.

SUSPENSA

A lareira suspensa é um modelo bem diferente do tradicional, e capaz de deixar o ambiente lindo, já que o item fica fora do chão e apoiado por uma chaminé ou base vertical. Quando feita em metal e cores escuras deixa o ambiente com toque rústico e industrial.

PORTÁTIL

O modelo portátil costuma ser encontrado para as churrasqueiras ecológicas, já que dispensam qualquer tipo de duto e ligação.

Fonte: http://casaeconstrucao.org/projetos/modelos-de-lareiras/